sexta-feira, 29 de junho de 2012

Boticário prepara expansão para 2012


O Grupo Boticário, dono das marcas O Boticário e Eudora, está otimista em relação ao aumento no consumo de produtos de higiene e beleza em 2012 e manteve a previsão de anunciar, no primeiro trimestre, investimentos na ampliação de sua fábrica de São José dos Pinhais (PR) e do centro de distribuição que tem em Registro (SP).

A direção do grupo prevê bons resultados para o Natal deste ano, com aumento de 20% sobre igual período de 2010. Está investindo R$ 58 milhões em ações de marketing e vendas voltadas para as festas de fim de ano, o maior valor dos últimos cinco exercícios.

O entusiasmo tem a ver com o desempenho de 2011. Enquanto o segmento em que atua deve crescer cerca de 10%, o presidente do grupo, Artur Grynbaum, prevê aumento de pelo menos 20% no faturamento, que vai ficar próximo de R$ 2 bilhões para a fábrica e de R$ 5,6 bilhões para a rede de 3,2 mil lojas.

A fabricante de perfumes e cosméticos inaugurou 200 pontos de venda nos últimos 12 meses e mais 120 estão previstos para 2012, "que deve ser um ano bom", segundo o empresário.

Depois de um 2011 classificado como "intenso" por Grynbaum, o grupo vai trabalhar também na consolidação das novas frentes de atuação. "Foi um ano de captura e 2012 vai ser de entrega", diz ele.

Em fevereiro, a marca Eudora foi apresentada ao mercado, em agosto a empresa comprou participação na fabricante de moda íntima Scalina e, em setembro, anunciou investimentos de R$ 355 milhões na construção de uma unidade na Bahia, que tem inauguração prevista para 2013.

O empresário não descarta o fechamento de novos negócios, "se surgirem oportunidades", e mantém segredo sobre o desempenho da marca Eudora, que conta com 250 produtos e 14 lojas e possui venda direta e pela internet. Também não fala sobre a participação dela nas receitas do grupo. "Ainda não tem parcela significativa", afirma.

A intenção do grupo é obter uma boa posição para Eudora entre as três maiores empresas de venda com catálogos do Brasil. Outro projeto de 2011 foi o das lojas Nativa Spa, que oferecem produtos da linha que leva o mesmo nome. Atualmente ela conta com quatro pontos de venda.

Recentemente, a direção do grupo esteve em Portugal para comemorar 25 anos de atuação naquele país, onde o Boticário conta com 49 lojas. Mas não há a intenção de ampliar fronteiras. Hoje a empresa está presente também no Japão, nos Estados Unidos, Arábia Saudita, Angola, Moçambique, Venezuela e Paraguai, com 65 lojas e exclusivas e mais mil pontos de venda.

Em 2012, a empresa vai comemorar 35 anos de fundação. Ela possui 4 mil empregados na fábrica e área administrativa e 22 mil na rede de lojas. Para reforçar a equipe no Natal, ela conta com 9,5 mil trabalhadores temporários.



Fonte: VALOR – SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário